A grande vantagem de introduzir a dieta cetogênica na nossa vida é fazer com que o corpo queime gordura com uma facilidade incrível. Mas isso só acontece se você atingir a ceto-adaptação.

O que significa ser ceto-adaptado?

O termo ceto-adaptação vem da palavra “cetonas”, que são o combustível alternativo à glicose que utilizamos quando a dieta cetogênica é feita corretamente e por um certo período de tempo. Se você já está a algumas semanas fazendo a dieta cetogênica é bem possível que seu metabolismo já esteja flertando com a ceto-adaptação, mas como podemos ter certeza?

As vantagens de estar ceto-adaptado vão de queimar gordura de maneira mais eficiente (quem não quer, né?) à clareza mental, energia estável durante o dia todo, redução drástica na inflamação, entre outros benefícios. Entretanto, dependendo de quanto tempo você viveu exagerando nos carboidratos e não dando oportunidade para sua mitocôndria reaprender a queimar gordura corporal, pode ser que leve mais tempo. Mesmo toda essa gordura estando disponível — no corpo e na alimentação — a nossa mitocôndria vai sempre queimar a glicose primeiro, por ser um combustível rápido e que tem de ser utilizado por não existir uma forma de estocarmos em grande quantidade, assim, o que sobrar de glicose que não queimamos vai ser transformado em gordura corporal. Então quais são os sinais que eu atingi esse estado metabólico?

1. Menos fome

A pessoa não sente necessidade de fazer um “lanchinho” aqui e ali. Pelo fato de que o seu organismo acessa a gordura corporal e consegue queimá-la com muito mais facilidade. Aqueles terríveis picos de fome agudos não vão mais acontecer. A falta de fome é associada também com a eliminação de carboidrato refinados e/ou de alto índice glicêmico. Consumindo a base da dieta em gorduras e proteínas, a glicemia permanece estável, e sabemos que glicemia montanha-russa causa picos de fome quando está baixa, e cansaço quando chega ao topo.

2. Menos desejo por doce

Muita gente logo que termina uma refeição abre aquele segundo estomago para doces. Quando estamos ceto-adaptado, a saciedade é muito maior ao término de uma refeição com os macronutrientes da dieta cetogênica, eliminando a vontade de beliscar um docinho de sobremesa.

3. Total controle sobre a fome

Diferente do item um, aqui eu menciono sobre o caráter da fome. Torna-se muito mais fácil distinguir o que é fome e o que é vontade, simplesmente porque a vontade é mínima ou nula, e quando a fome chega, ela não é acompanhada de fraqueza, mal estar e desespero. Caso tenha de esperar horas antes de comer, não há problema algum. A porta de acesso da gordura que você tem estocada no corpo foi aberta, e não há o porquê do cérebro se desesperar por não achar energia disponível, pois ela encontra-se de fácil acesso para sua mitocôndria super treinada.

4. Pular refeições

Pular refeições torna-se notoriamente comum pela mesma razão do item anterior. Pelo fato da super mitocôndria saber queimar a gordura interna, você pode perceber que algumas vezes se passam horas e você desligou-se completamente de comida. Agora é a hora de tirar vantagem do jejum intermitente para quem deseja perder alguns quilinhos e usar a autofagia para melhorar a saúde.

5. Ao invés de vontade de doce, vem a vontade de gordura.

Isso quer dizer que você trocou um problema pelo outro?

Não, senhor (a). Você trocou um combustível que estava causando resistência à insulina e diabetes por conta da glicemia montanha russa, subindo e descendo descontroladamente, por um combustível estável e de alta qualidade, com baixo estresse oxidativo, que fornece energia constante e mantém a glicemia controlada. Sem mencionar que te deixa mais inteligente, mas isso é assunto para outro dia.

6. Teste de cetona na urina começa a dar negativo

O quê? Eu saí de cetose? Não! Você está na dieta há algum tempo porém aquelas fitinhas de teste de urina não mudam mais de cor como no começo da dieta. Ao contrário do que aparenta, sua mitocôndria agora não excreta cetonas pela urina, muito pelo contrário, o corpo está usando desse combustível com bastante eficiência e não desperdiça mais nada, ele é valiosíssimo! Sinal de que seu metabolismo está ceto-adaptado.

7. Humor estável

Se você era aquela pessoa que oscilava de humor frequentemente e agora está numa vibe paz e amor, isso é efeito da ceto-adaptação no seu cérebro. Os corpos cetonicos são energias mais limpas que a glicose, e quando o cérebro aprende a utiliza-los, consequentemente queima mais limpo. Pense em um carro elétrico que não excreta fumaça pelo escapamento. Também considere a estabilidade glicêmica, pois não havendo pico ou queda glicêmica, o humor é bem controlado.

8. Energia que não acaba

Eu não vou me aventurar a dizer que você sentirá mais energia, isso ocorre com algumas pessoas, entretanto, o que é notório é que a energia não oscila durante o dia. Lembra daquele sono ridículo depois do almoço, aquele cansaço de tarde que somente um café forte resolve? Isso não existe mais. Utilizando gordura, por ser um combustível estável diferente da glicose, sua energia vai ser linear do começo ao fim do dia.

9. Clareza mental

Como eu disse anteriormente, corpos cetonicos são combustíveis estáveis. Quando atingimos a ceto-adaptação, o cérebro tende a utilizá-los em grande parte, e assim mantém um fluxo de energia sem altos e baixos, o que é extremamente saudável para o cérebro. Inclusive, é exatamente esse fator que fez a dieta cetogenica ser recomendada para pessoas com epilepsia desde 1930. Praticamente zerando convulsões em pacientes que antes sofriam constantemente. Corpos cetonicos também têm propriedades anti-inflamatórias. Não digo inflamação de quando você topa o dedo do pé na mesa da sala. A inflamação que me refiro é a celular. Esse tipo vem em grau baixo, porém constante, causando falta de concentração, memória fraca, ansiedade. Aos poucos nós nos acostumamos a ter um grau de inflamação que os sintomas se tornam a nova realidade de como você se sente, e esquecemos de como nos sentíamos bem antes. Quando ceto-adaptado, você vai alocar uma bela quantia de memória RAM no seu cérebro por redirecionar a energia que seu corpo gastava brigando contra inflamação para funções mais produtivas, como a cognição.

E aí, algum sintoma lhe soa familiar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *